sábado, 11 de fevereiro de 2017

MÊS #1

E lá vamos nós para mais uma aventura internacional. Enquanto a maioria dos universitários estão correndo para formar, eu vou no sentido contrário, aproveitando todas as oportunidades que a universidade me oferece. Lá se vão 8 anos de muitas batalhas de sobrevivência, mudança de curso, intercâmbios, mas também de muito aprendizado e crescimento pessoal.

Como na primeira experiência no exterior, quando fui estudar nos Estado Unidos pelo Ciência Sem Fronteiras, a minha ficha só caiu quando estava sentado no aeroporto admirando o visto colado no meu passaporte. Ainda no Galeão, encontrei com Gustavo, amigo de curso de Viçosa, e embarcamos sem qualquer transtorno para Amsterdam. Na mala tem farinha de mandioca, cachaça, goiabada e três quilos de polvilho para pão de queijo, espero que não pensem que é cocaína.

Ao entrar no avião, já pude perceber a heterogeneidade cultural que estava para experienciar. Sentei ao lado de um casal de velhinhos escoceses, com os quais tive uma boa conversa durante o voo de 11 horas. Eles estavam voltando de 1 mês de férias na America do Sul, e como de praxe, fiz aquele interrogatório sobre as impressões que tiveram do Brasil. Como esperava, os pontos positivos se sobressaíram sobre os conhecidos defeitinhos de nossa cultura. A cordialidade e simpatia do casal me deixou muito animado para o início dessa nova experiência no exterior. 

Depois de chegar em Amsterdam, pegamos um trem direto para Breda, uma cidade com 180 mil habitantes, duas grandes universidades, arquitetura antiga, e trocentos quilômetros de ciclovias. Encontramos com Jennifer na estação de trem. Jennifer é uma estudante Holandesa da AVANS que fez o caminho inverso ao meu, foi morar em Viçosa no semestre passado para estagiar na UFV, aonde nos conhecemos e tornamos amigos. Depois dos abraços de boas-vindas, seguimos em direção à minha casa. Fui muito bem acolhido pela minha mãe holandesa, assim que chamo Addie para minha família e amigos.

Estava um pouco receoso por ter escolhido uma casa de família para morar, mas logo percebi que foi a melhor escolha que pude fazer. De fato, me sinto como se estivesse em minha casa no Brasil. O espaço é muito aconchegante e harmonioso, típico de casas holandesas. A cozinha é muito bem equipada, o que me facilita praticar meu hobby de cozinheiro. Quando eu tenho um tempo livre, cozinho para Addie, e vice-versa nos tempos livres dela. Vou para as festas com a minha irmã Sarah, filha de Addie, e seus amigos, que também já os considero como tal. 

Na quinta-feira, segundo dia na Holanda, o grupo de estagiários brasileiros foi visitar a Universidade de Ciências Aplicadas AVANS. Realizaremos nosso estágio no Centro de Expertise em Biobased Economy da instituição, sede do Living Lab Biobased Brazil. É importante ressaltar que o Living Lab Biobased Brazil é um grupo Triple-Helix que promove a internacionalização das instituições de ensino superior no Brasil - especialmente em Minas Gerais - e na Holanda, em universidades de ciências aplicadas, e uma de suas principais atividades é o intercâmbio para estudos, pesquisa e estágios para holandeses e brasileiros.

Acompanhe o blog nas próximas semanas, tem muita história do Carnaval Holandês vindo por ai...

O primeiro moinho de vento no caminho para Breda.


No primeiro fim de semana fomos recebidos com neve em Breda.

Erik e os  novos estagiários. Da esquerda para direita: Eu, Fernanda, Gustavo, Erik e Lukas.
Um dos canais da cidade.

Tem galo solto no parque!

Pira no preço do vinho.
AVANS University of Applied Sciences - Breda





6 comentários:

  1. Guilherme....Adorei, aguardo ansiosa mais de suas aventuras. Quando der faça pra gente uma postagem sobre como funciona a estrutura dos cursos bde graduação aí dá sua universidade. Eles trabalham com metodologia baseada em projetos- ABP? Boa estadia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deise! Que bom saber que vai acompanhar as notícias do blog, essa semana tem mais. Sobre o ensino aqui, estou estagiando em uma Universidade de Ciências Aplicadas, como uma Universidade Técnica. Então toda a grada é baseada em projetos, é impressionante! Por outro lado, a minha formação teórica também está me ajudando muito por aqui. Temos que bater um papo sobre isso qualquer hora. Abraços! :)

      Excluir
  2. Nossa, não podia ter feito melhor...ADOREI! Parabéns(mais uma vez) pela iniciativa e por passar um pouco de sua vivência ai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Su! Essa semana tem mais post no blog, fique de olho ai. Beijão!

      Excluir
  3. Parabéns Guilherme....Deus te abençoe e permita a realização dos seus sonhos...você merece!!!

    ResponderExcluir