quarta-feira, 12 de abril de 2017

MÊS #3

O Blog desse mês vai ser destinado a um tópico muito relevante, EDUCAÇÃO. Inspirado no sistema de educação holandês, como uma forte base técnica aplicada poderia destacar ainda mais o nosso ensino superior público brasileiro. Ao mesmo tempo que considerações devem ser feitas, visto que o modelo adaptado à realidade brasileira. Além disso, compartilho com vocês algumas percepções culturais que marcaram minha estada na Holanda até o momento.

Faço parte do Living Lab Biobased Brazil, uma cooperação Brasil - Holanda, entre instituições brasileiras e holandesas, e intercâmbio de acadêmicos em mão dupla, holandeses para o Brasil e brasileiros para Holanda. Os projetos que nós desenvolvemos tem a finalidade substituir gradativamente a matriz do petróleo para uma baseada em biomassa, solucionando demandas de indústrias locais ao mesmo tempo que tem financiamento governamental para gerar ciência e difundi-la em benefícios à sociedade. Olha que mundo perfeito! :D

Mas o mundo não é feito apenas de coisas perfeitas. Uma das minhas motivações em vir estudar na Europa foi ter a oportunidade de aprender um pouco mais sobre como o Velho Mundo se desenvolveu. Todos aqueles conteúdos que estudamos nas aulas de história no Brasil está diariamente se encaixando com o que vejo aqui no presente ou escuto as pessoas falarem do passado. No entanto, vejo o jovem holandês de um modo geral não muito interessado por esse tipo de conteúdo. Pessoalmente, parece que os grandes erros/vergonhas do passado já foram resolvidos pelos mais velhos, e agora todos estão com a cabeça voltada para o futuro. Ao olhar para o meu país, vejo medidas políticas tentando "apagar a memória" da população mais jovem para que essa geração não tenha conhecimento dos problemas históricos, logo incapazes de consertar os erros históricos do Brasil para também movermos para o futuro. Isso é simplesmente ASSUSTADOR.

Para finalizar com um feedback "sanduíche", o uso de projetos aplicados na grade do ensino superior holandês faz o olho de qualquer universitário brilhar. De certa forma, tenho visto que a teoria está sendo bem passada lá na UFV ao perceber que impressionamos os professores com nosso background teórico. No entanto, fazer uma aula pratica só para extrais dados que vem sendo repetidos por anos não ajuda a mudar o mundo, além de ser entediante. Vamos seguir o exemplo holandês, aprimorar um produto/processo existente ou resolver um problema da indústria ou da sociedade. Vamos ajudar a melhorar o país ao mesmo tempo que nos desenvolvemos como profissionais. O Brasil tem problema demais fora dos muros da universidade para continuarmos com P1, P2 e P3, e práticas tipo "receitas de Ana Maria Braga" que a coitada da Maria que faz tudo.

Jogo-da-velha espacial 

Casal Mexico-Holanda donos da barraquinha mais legal da feira
Esse simulador é mais legal que o The Sims







Nenhum comentário:

Postar um comentário